UEFA 2020: Seleção portuguesa prepara-se para enfrentar o Luxemburgo

Na reta da classificação para o Campeonato da Europa de 2020 (UEFA European Championship), a seleção de Portugal está a preparar o jogo contra o Luxemburgo, que será realizado no dia 11 de outubro, às 20:45. O jogo vai ter lugar no Estádio de Alvalade, em Lisboa, havendo assim um confronto em casa, com a seleção vinda de uma onda de duas vitórias excelentes. O otimismo vigente não chega para acalmar os ânimos dos adeptos mais nervosos, que sofreram com os dois empates anteriores que a seleção sofreu.

Recuperação de dois empates

Antes da onda de vitórias, dois empates marcaram momentos tensos e quase custaram a classificação de Portugal para a UEFA. Nas terceira e quarta rondas da fase, a seleção empatou com a Sérvia e a Ucrânia, e viu-se sem opções a não ser ganhar. O próximo jogo aconteceu em Belgrado, de novo contra a Sérvia e, caso perdesse a partida, ficaria de fora do campeonato. Na altura, o selecionador Fernando Santos comentou que a vitória “foi um passo importante mas não podemos pensar que acabou”.

O resultado foi também um alívio, já que Portugal venceu por 4 -2 contra a seleção da Sérvia, marcando o início da nova fase da seleção. O próximo jogo aconteceu em Vilinius, contra a Lituânia. Outro resultado acabou com os temores de estar fora da UEFA 2020, com uma vitória de 5 a 1, com 4 golos de Cristiano Ronaldo e 1 de William Carvalho. Apesar de serem ótimos indicativos de que a seleção portuguesa está no caminho certo rumo à classificação, ainda há mais cinco jogos pela frente.

Os adversários de Portugal no Grupo B

Portugal está no Grupo B da fase de classificação do Campeonato da Europa 2020, tendo que eliminar três países para ser apurado, sendo eles a Ucrânia, Luxemburgo, Sérvia e Lituânia. No estado atual de pontos, Portugal tem 8 e perde apenas para a Ucrânia, que tem 13 pontos e está pronta para se qualificar, se ganhar pontos nos próximas dois jogos. Juntamente com a Sérvia (7 pontos), a seleção portuguesa não pode ser eliminada nem classificar-se na próxima partida, ficando na expectativa dos resultados de outros jogos.

Já o Luxemburgo e a Lituânia, a primeira seleção com 4 e a segunda com apenas 1 ponto, precisam da vitória para não verem o sonho da classificação para a UEFA 2020 acabar. Nos outros nove grupos, as seleções que estão à beira da classificação são: Inglaterra, Alemanha, Irlanda, Croácia, Espanha, Polónia, Turquia, Bélgica e Itália. Todas têm 10 pontos ou mais, o que significa que Portugal terá que trabalhar no duro para chegar ao nível das equipas de outros grupos se quer ter chances de vencer o Campeonato da Europa.

Como funciona a fase de classificação da UEFA 2020

As partidas classificatórias para o campeonato UEFA Euro 2020 permanecem praticamente as mesmas (com 24 finalistas no total), embora este ano os jogos tenham começado mais tarde do que o normal, em Março de 2019 em vez de Setembro de 2018. Além disso, este ano nenhuma equipa se qualificará automaticamente como anfitriã (há 12 países anfitriões no total). Desta vez, as 55 seleções foram divididas em dez grupos, de cinco ou seis equipas cada um. Quatro dos cinco grupos com cinco equipas contêm uma seleção que se classificou para as finais da UEFA Nations League.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificação para o torneio final, determinando os primeiros 20 lugares. As últimas quatro vagas para o campeonato UEFA 2020 serão conquistadas através da repescagem das eliminatórias europeias, que serão disputadas entre 16 vencedores do grupo da UEFA Nations League (ou seja, os quatro vencedores de cada uma das quatro divisões). Se um vencedor de um grupo da Liga das Nações da UEFA já se tiver classificado através das eliminatórias europeias, a sua vaga irá para a próxima equipa mais bem classificada do grupo.

Acompanhe as últimas rodadas das classificatórias para a UEFA European Championship

Portugal está ainda sem lugar assegurado no Campeonato da Europa 2020, precisando de conquistar ainda muitos pontos antes de se alcançar as seleções mais fortes dos outros grupos. Antes disso, precisa ainda de vencer o Luxemburgo, sendo que joga ainda mais uma vez contra a Ucrânia (14/10), Lituânia (14/11) e Luxembrugo (17/11) antes de terminar esta fase e ter o seu lugar garantido. Os últimos jogos marcarão o ritmo com que a seleção portuguesa começará na competição, por isso é importante alcançar o máximo de pontos possível e terminar a ronda no topo da tabela.